Ibama alerta para golpes virtuais sobre concurso em 2026

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu um alerta urgente sobre a circulação de golpes virtuais que utilizam o nome da autarquia para subtrair dados pessoais e valores financeiros de cidadãos.

As fraudes se concentram na divulgação de supostos processos seletivos e concursos públicos inexistentes.

Tática dos golpistas

O Ibama tem recebido denúncias crescentes de que golpistas estão anunciando, em redes sociais e sites fraudulentos, informações falsas sobre concursos e processos seletivos.

A tática dos criminosos é fornecer links que, supostamente, levariam a páginas de inscrição ou a boletos para pagamento de taxas.

“Os golpistas anunciam nas redes sociais ou em sites fraudulentos informações falsas de concursos e processos seletivos, fornecendo links supostamente para página de inscrição, pagamento de boletos e outros, que servem para subtrair informações pessoais dos cidadãos ou para o pagamento de valores que vão para os golpistas.”

O objetivo final é claro: roubar informações pessoais sensíveis das vítimas ou induzir o pagamento de valores que são desviados para as contas dos fraudadores.

Canais oficiais Ibama

Concurso previsto
Concurso previsto: Ibama usa seus canais oficiais para divulgar. Foto: montagem Canva e Canal Resolvendo

Para combater a ação dos fraudadores e proteger a população, o Ibama reitera a importância de a população buscar informações apenas em canais oficiais.

Qualquer informação legítima sobre concursos públicos ou processos seletivos é publicada diretamente no site oficial do Ibama, por meio de notas e/ou na página permanente sobre concursos.

A autarquia destaca que, na maioria dos casos, a divulgação é replicada em seus perfis oficiais nas redes sociais.

A regra de segurança é clara: “Desconfie de links divulgados por meios não oficiais e cheque as informações no site do Ibama.”

O alerta de segurança se estende a outras formas de comunicação fraudulenta. O Ibama adverte que qualquer solicitação de recadastramento, atualização ou prestação de informações realizada em sites não oficiais deve ser ignorada.

O que fazer em caso de fraude

O Instituto orienta que, caso o cidadão tenha sido vítima de qualquer golpe virtual, a denúncia deve ser formalizada imediatamente junto à Polícia Civil do seu estado.

A colaboração das vítimas é fundamental para que as autoridades possam investigar e desmantelar os esquemas de fraude.

Assessoria de Comunicação do Ibama – publicado em 14/01/2026 15h24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *